A mulher precisa dormir, segundo estudos nós precisamos de 10 a 30 minutos a mais de sono do que os homens, isso se dá por conta de fatores biológicos e também pelas atividades diárias que exercemos.
Foi realizado um estudo que colheu uma amostra de 210 homens e mulheres de meia-idade, pelo Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Loughorough.
“Uma das principais funções do sono é permitir que o cérebro se recupere e se repare”, disse Jim Horne, especialista em sono e ex-diretor da instituição.
“Durante o sono profundo, o córtex – a parte do cérebro responsável pela memória de pensamento, linguagem e assim por diante – se desprende dos sentidos e entra em modo de recuperação.”
Os cientistas descobriram nesse estudo que as mulheres precisaram de cerca de 20 minutos mais sono em comparação com os homens, isso porque o cérebro feminino trabalha mais durante o dia. Quem diria, não é mesmo haha.
O sono é um dos pilares mais importantes da saúde e da beleza, mas muita gente subestima o quanto ele influencia corpo, mente e aparência.
Danos causados pela privação do sono:
A privação do sono afeta diretamente o bem-estar e a saúde mental, causando irritabilidade, oscilações de humor, isso porque, o cérebro tende a ficar mais reativo, põe a tolerância para dormir, e o estresse toma conta. Durma menina.
Atrapalha também a concentração e a memória, quem não dorme direito tem dificuldades para organizar as informações, as memórias, entra naquela máxima de “eu não lembro daquilo”, o foco, o raciocínio desanda.
Dormir mau ou pouco, pode aumentar o risco de desenvolver ansiedade e depressão, pois altera os neurotransmissores como serotonina e dopamina.
Efeitos no corpo e na saúde física
A privação do sono baixa a imunidade, pois o organismo precisa se esforçar mais para “sobreviver” e com isso, o corpo produz menos células de defesa, aumentando as chances de infecções.
Não dormir o suficiente causa desequilíbrio hormonal, pois é justamente o sono que regula hormônios como o cortisol, a insulina, a grelina – sua falta aumenta o apetite, ganho de peso e retenção de líquidos.
Dormir pouco pode aumentar a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. Além da fadiga constante e dores musculares. O corpo precisa de um tempo regular de repouso para se regenerar, não dormir, dormir pouco ou mau, atrasa a recuperação física.
Agora quer saber o que a privação do sono pode fazer pela sua beleza? Vamos lá:
Quando não dormimos bem ou o suficiente, aparecem as olheiras e inchaço facial devido a má circulação e retenção de líquidos que se acentuam.
A pele se torna opaca e sem viço, pois a regeneração celular ocorre principalmente durante o sono profundo; sem isso, a pele perde brilho e vitalidade.
Infelizmente dormir pouco acelera o processo natural do envelhecimento, pois o colágeno é produzido enquanto dormimos, a noite. Dormir pouco acelera a formação de rugas e flacidez.
Os cabelos também pagam pela privação do sono se tornando mais fracos e quebradiços. Não conseguir descansar o suficiente afeta a nutrição do couro cabeludo e o crescimento dos fios. Durma menina.
Aumento da acne e inflamações devido ao estresse e o desequilíbrio hormonal que acentuam a oleosidade e a sensibilidade da pele.
Dica de ouro
Para manter a saúde, o bem-estar e a beleza em funcionando em perfeita ordem, é importante dormir entre 7 e 9 horas por noite, para que tudo fique em equilíbrio. Então caso eu ainda não tenha dito: durma menina.
Sei que as vezes é difícil fazer isso (eu que o diga, com dois nenéns de 3 e 4 anos ainda não sei o que é dormir uma noite inteira), mas lembro, que nada nos recupera mais e melhor do que uma incrível noite de descanso.




