Filtro De Barro

Porque Não Fazer Café Com Água Da Torneira

Eu nunca fui muito fã de café, sempre consumir o mínimo possível, mas de uns tempos para cá, encontrei um que me conquistou e entendi de onde vem o prazer em ingerir uma xícara de café.

Mas sabia que há um jeito certo de preparar o café e reter todos os benefícios para a saúde? Aqui vou te explicar porque preparar o café com água da torneira prejudica o sabor e a qualidade da bebida, diminuindo os benefícios para a saúde.

Por Que Você Não Deve Fazer Café com Água da Torneira

Preparar um delicioso café vai muito além do tipo de grão ou do método de preparo. Um dos pontos mais importantes, e muitas vezes ignorados, está na escolha da água para a preparação da bebida.

Se você costuma pegar água direto da torneira para preparar seu café, é provável que esteja comprometendo o sabor, o aroma e até a qualidade da sua bebida favorita.

A Água Representa Mais de 90% do Café

Nem tudo tem a ver com o grão, pode parecer óbvio, mas o café é basicamente água com compostos extraídos do pó.

Assim sendo, a qualidade da água influencia diretamente no resultado final da bebida.

Quando preparamos o café com água impura, clorada ou com minerais em excesso, ela altera o equilíbrio do sabor, tornando – o café amargo, metálico ou com gosto residual desagradável.

Leia também sobre: Benefícios de tomar café todos os dias

tomar café é bom para a saúde
Café solúvel intense L’or

Cloro e Impurezas Afetam o Sabor

A água da torneira em sua grande maioria passa por tratamento químico com cloro e flúor para se tornar potável.

Apesar de tornar a água segura para o consumo, esses elementos interferem no paladar do café, mascarando notas sutis e prejudicando o aroma natural dos grãos.

Minerais em Excesso Mudam o Equilíbrio da Bebida

O café ideal precisa de uma água com nível moderado de minerais. Quando há excesso de cálcio, magnésio ou ferro (comum em águas encanadas), o sabor pode ficar pesado e desequilibrado.

Água com excesso de minerais também afeta a extração dos compostos aromáticos, deixando o café sem graça.

Resíduos Podem Comprometer a Saúde

As tubulações mais antigas de diversas regiões são de tubos metalizados, senso assim a água da torneira pode conter resquícios de metais, e sujeiras das tubulações antigas ou até micro-organismos.

Mesmo que em pequenas quantidades, esses resíduos não são ideais para o consumo diário, e muito menos para uma bebida quente, que potencializa a liberação desses compostos.

Água Filtrada ou Mineral Faz Toda a Diferença

cafe faz bem para a saude
Café solúvel intense L’or

O ideal é preparar o cafezinho nosso do dia a dia com água filtrada ou mineral, veja porque:

  • Água filtrada, com filtro de barro, é comprovadamente a melhor do mundo. Quando usar uma vela de carvão ativado, ela consegue remover o cloro e impurezas;
  • Água mineral leve, tem baixo teor de sódio e minerais equilibrados;
  • Água previamente fervida e resfriada, se for usar água da torneira, como último recurso.

Ter esse cuidado na escolha da água que vai prepara o café, ajuda a preservar o sabor original do grão, realçando notas doces, frutadas ou achocolatadas, dependendo da torra e da origem.

Dica Extra: Temperatura Certa Importa!

A água ideal para coar o café deve estar entre 90 °C e 96 °C, ou seja, quente, mas sem ferver. Isso garante uma extração equilibrada, sem queimar o pó e sem deixar a bebida amarga.

Conclusão

O segredo para preparar um café perfeito está nos detalhes. Usar água de boa qualidade é um gesto simples que transforma completamente a experiência, do aroma ao sabor final na xícara.

Então, da próxima vez que for preparar o seu café, lembre-se: a escolha da água é tão importante quanto o grão.

Eu uso o filtro de barro aqui em casa desde sempre, é o meu preferido desde a minha infância e desde que descobri o quanto ele é bom, meu café só é feito com água dele.

Me acompanhe no Youtube para mais dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima