Olá meninas, tudo bem? Depois de escrever sobre o que não fazer se tem a pele oleosa, decidi trazer um passo a passo completinho e certeiro pra cuidar da pele oleosa, mantendo o equilíbrio sem ressecar:
Limpeza (2x ao dia)
A pele oleosa deve se limpa duas vezes ao dia, atentando-se para não lavar mais vezes para não piorar a questão da oleosidade.
Para higienizá-la corretamente, use um gel de limpeza suave, adequado para a pele oleosa.
Opte por sabonetes ou gel de limpeza que tenha em sua formulação substâncias como ácido salicílico, niacinamida ou zinco, esses compostos atuam no controle da oleosidade, além de remover bem a sujidade e limpar os poros.
Agora, fique longe dos sabonetes com ação muito adstringente que retira em excesso o óleo natural e “obrigam” a pele a produzir mais sebo/óleo que o normal, causando um efeito rebote na pele.
O ideal é a que limpeza seja feita ao acordar e antes de dormir, manhã e noite.

Tônico adstringente (opcional, mas poderoso)
Já o tônico adstringente é formulado para limpar profundamente os poros, ele ajuda a reduzir a oleosidade excessiva e equilibrar o pH da pele. Não é obrigatório, mas ajuda muito a saúde da pele oleosa.
O tônico deve ser usado após o sabonete, ele ajuda a remover resíduos, equilibrar o pH e reduzir os poros. Escolha tônicos sem álcool, com hamamélis, ácido salicílico ou niacinamida.
Hidratação (sim, precisa!)
A hidratação é de fundamental importância para quem tem pele oleosa, inclusive atua no controle da oleosidade em excesso.
Lembrando que a pele oleosa também precisa de água — não de óleo! Opte por hidratantes em gel, sérum ou loção oil-free.
Na dúvida entre qual escolher, opte por produtos que tenham em sua composição ingredientes excelentes: ácido hialurônico, niacinamida, pantenol e aloe vera.
Cuidados noturnos
A hora de dormir é uma das minhas preferidas quando a ideia é cuidar da pele, é nesse período que a pele fica mais disposta e apta para ser tratada, regenerada, sendo a noite o melhor momento de tratar.
Depois da limpeza, aplique séruns reguladores de oleosidade, verifique na composição se há substâncias como – ácido salicílico, retinol ou niacinamida.
Mas atenção: se usar ácido retinóico ou glicólico, alterne as noites e sempre hidrate a pele antes e depois.
Esfoliação (1x por semana)
A pele oleosa também precisa ser esfoliada uma vez na semana, esse hábito ajuda a acelerar o processo de renovação celular, por eliminar células mortas, ajuda no clareamento, entre diversos outros benefícios
Remove células mortas e ajuda a desobstruir os poros. Prefira esfoliantes suaves, com grânulos finos ou químicos leves (como ácido mandélico).
Há ainda as opções caseiras que são muito eficientes, então certamente vai encontrar um que se adapte às suas necessidades.
Máscara facial (1x por semana)
A máscara facial também é uma aliada para a pele oleosa, algumas bem específicas ajudam a controlar a oleosidade, aumentam a hidratação, o viço, a saúde e vitalidade dessa pele.
As máscaras faciais de argila verde ou carvão ativado são ótimas para controlar o brilho.
Pode deixar agir entre 10 a 15 minutos depois enxague muito bem e siga com uma bela hidratação.
Dicas extras:
- Evite tocar o rosto ao longo do dia.
- Troque a fronha do travesseiro com frequência.
- Use papel matificante (ou lenço de papel) caso sinta a necessidade de remover o excesso de oleosidade durante o dia sem tirar a maquiagem.
Com esses cuidados básicos e super eficientes, você consegue melhorar significativamente a saúde e beleza da sua pele oleosa, deixando-a mais viçosa, bonita, suave, com poros fechados, livre da acne e melhor, com a oleosidade sob controle.




