A aromaterapia se utiliza de óleos essenciais extraídos de flores, folhas, cascas e raízes das plantas.
Essas substâncias concentradas possuem propriedades terapêuticas comprovadas que atuam através do olfato e da pele, estimulando o sistema nervoso e promovendo bem-estar.
Esses óleos tem inúmeras formas de uso, e podem tratar desde uma dor de cabeça e sintomas de resfriados, a promover estímulos mentais, melhorar a qualidade do sono, podem agir em praticamente todas as áreas melhorando a qualidade de vida.
Observe nessa tabela, os óleos essenciais mais conhecidos e quais são as suas indicações na aromaterapia, assim, saberá exatamente qual se adequa às suas necessidades.

Leia também sobre: Aromaterapia – História, Benefícios e Porque faz tão bem
A aromaterapia permite, além do uso solo de cada óleo essencial, criar sinergias aromáticas (misturas equilibradas), combinando óleos com funções complementares, por exemplo:
- Para Relaxar misture: lavanda + camomila + laranja-doce
- Para manter o Foco e energia: alecrim + hortelã-pimenta + limão siciliano
- Já para o Equilíbrio emocional: gerânio + ylang-ylang + palmarosa
Não use óleos essenciais puros, eles puros podem ser tóxicos, causar queimaduras, manchas, entre outros.
Para criar a sinergia, use um óleo carreador para diluir os óleos essenciais e reter todos os benefícios de cada um deles.
Os óleos carreadores que amo usar para criar sinergias com os óleos essenciais são: óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de girassol, são ótimas opções.
Como preparar sinergia de óleos essenciais:
Escolha os óleos essências que deseja para a sinergia e dilua nas seguintes proporções:
- 30ml de óleo carreador – óleo de coco extra virgem, por exemplo.
- 3 gotas de óleo essencial de lavanda
- 3 gotas de óleo essencial de camomila
- 3 gotas de óleo essencial de laranja-doce

Esse kit de apresentação da DoTerra é uma ótima maneira de ingressar, em conhecer os óleos essenciais, foi um dos primeiros que experimentei, há alguns anos.
- Lavanda: sedativo, relaxante, calmante, antibacteriano, hipotensivo, citofilático, anti-histamínico, nervino
- Limão Siciliano: antisséptico, diurético, antioxidade, antibacteriano, desintoxicante, desengordurante, mucolítico
- Hortelã-Pimenta: anti-inflamatório, analgésico, antiespasmódico, aquecimento, revigorante, vasoconstritor, estimulador, expectorante
Atenção
Antes de aplicar como tratamento, faça o teste da sensibilidade, aplicando uma pequena quantidade da mistura em uma parte de pele, e observe por alguns minutos.
O mundo da aromaterapia, é um caminho que quando adentramos não queremos mais sair, porque de forma natural, é possível obter os mais variados benefícios para a saúde e bem-estar.
Eu amo e não abro mão dos meus óleos, incluindo nos cuidados na pele e do couro cabeludo, eles são capazes de nos deixar linda bela maravilhosas.




