Menina da pele oleosa, vem conversar um pouquinho sobre o que pode estar prejudicando a saúde da sua pele. Toda a pele merece atenção, seja qual tipo for, mas a pele oleosa, por conta das suas características, por vezes não é cuidada da forma correta.
Para que a pele oleosa esteja sadia, é necessário seguir uma rotina adequada de limpeza, tonificação, hidratação, além de evitar hábitos e produtos que intensifiquem a oleosidade.
Para começar, listei alguns erros que agravam a oleosidade e podem prejudicar a saúde e beleza da pele, então anota aí.
Lavar o rosto com água muito quente
A água quente é muito prejudicial para a pele oleosa, pois limpa demais, remove muito a oleosidade causando uma secura imediata, e deixa a pele entender que precisa se proteger.
Isso faz com que a pele produza muito mais sebo, para devolver a oleosidade natural da pele protegendo-a, mas o efeito real é uma quantidade de óleo além do normal, aumentando a oleosidade da pele.
Não hidratar a pele adequadamente
Quando se tem a pele oleosa é “normal” sentir que não precisa de hidratar a pele, mas esse é um grande mito, pois apesar de o óleo estar lubrificando a pele, esse não tem nada a ver com a hidratação, até porque a umidade da hidratação vem da água, não do óleo.

Até as peles oleosas precisam ser hidratadas adequadamente, com produtos específicos, e a boa notícia, com a hábito de hidratar a pele com produtos oil free, faz com que a pele reduza a produção de sebo, tornando-se mais hidratada e menos oleosa.
A hidratação literalmente controla a oleosidade. Muitas vezes a falta de hidratação que torna a pele mais oleosa, então menina, hidrate-se.
Usar sabonete do corpo no rosto
As peles do rosto e do corpo são diferentes, isso é um fato. A pele do rosto é mais fina e sensível do que a dor corpo, sendo assim, usar sabonete do corpo no rosto pode causar irritações, ressecamento, vermelhidão, entre outros.

Foto Reprodução
Dormir de maquiagem
Dormir com maquiagem na pele é um dos piores hábitos que existem, e para a pele oleosa não seria diferente, na verdade piora a oleosidade, obstrui os poros acentuando o aparecimento de cravos e espinhas, sensibiliza a pele, pode levar a inflamações.
Além do mais, dormir com maquiagem no rosto, tende a acelerar o envelhecimento natural da pele, então não faça de forma alguma. Leia mais sobre esse mau hábito aqui.
Excesso de cuidados
Assim como não cuidar da pele é ruim, cuidar demais também não é bom, por exemplo, lavar muitas vezes ao longo do dia com o intuito de controlar a oleosidade que possa estar gritante, pode na verdade aumentar a produção de sebo, pela pele perceber que está sendo agredida.
Sim, quando você lava muitas vezes a pele ao longo do dia, você tira a barreira de proteção da pele, e ela se sente na obrigação de produzir mais sebo/óleo para se proteger, o ideal é lavar apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
Excesso de estresse
O estresse, conhecido como o mau do século é muito danoso para a saúde a beleza da pele oleosa, pois o Cortisol – hormônio liberado durante os picos de estresse, tende a aumentar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
O resultado são, poros entupidos e inflamados, ou seja, mais acne, espinhas, óleo em excesso na pele, envelhecimento precoce e irritação.
Sei que por vezes o estresse é difícil de ser controlado, mas temos que pensar dos danos que ele pode causar, que vão muito além da saúde da pele (que podemos ver), então vamos nos esforçar para relaxar.
Criar momentos que nos relaxem, nos dê alegria e prazer, e que esses momentos sejam um “refúgio” para os momentos em que o estresse surgir.




