esfregar o rosto da rugas

O que acontece se eu esfregar muito a pele

Esfregar a pele do rosto é um mau hábito que pode causar diversos danos à saúde da pele, entre eles, acelerar o envelhecimento, manchas, irritação, entre outros.

É comum na maioria das pessoas o hábito de esfregar o rosto com força, achando que está “limpando melhor”, mas o efeito é justamente o oposto.

Relacionei aqui apenas alguns efeitos que são extremamente nocivos à saúde da pele ao esfrega-la demais.

Danos à barreira cutânea

A pele é o maior órgão do corpo humano, ela tem uma camada protetora natural de lipídios. Quando é esfregada com força – seja com toalha, esponja ou as mãos -, essa barreira é rompida, tornando a pele sensível, ressecada e irritada.

Vermelhidão e sensibilidade
Ao esfregar a pele com força, geramos um atrito constante causando microlesões e inflamações. Por essa razão, depois de esfregar muito a pele, sente-se ardência ao aplicar produtos depois.

esfregar o rosto da rugas
Perigo de esfregar o rosto

Envelhecimento precoce
Esfregar o rosto com força diariamente, pode acelerar o processo natural do envelhecimento, pois o atrito e a força aplicada aceleram a quebra de colágeno e elastina, favorecendo a flacidez e o aparecimento de linhas de expressão.

Manchas e hiperpigmentação
Ao friccionar a pele de forma constante força o organismo elevar a produção de melanina na área agredida, por consequência, gera-se manchas escuras, especialmente em peles morenas e negras.

Efeito rebote da oleosidade
Muitas vezes as pessoas esfregam o rosto com o intuito de retirar o máximo possível de oleosidade, o que até pode acontecer momentaneamente, mas ao retirar a oleosidade natural de forma agressiva, a pele entende que precisa se defender, produz ainda mais óleo, o que piora cravos e espinhas.

Irritação após limpeza
Na hora de secar o rosto, evite fazer isso “esfregando” a toalha, esse é outro erro comum. O atrito diário agride a pele e aumenta a chance de dermatites ou brotoejas.

Se não posso esfregar o rosto, como devo cuidar então? Salve as dicas:

Leia também sobre: Máscara facial refrescante de iogurte e pepino

Cuide da pele sem agredir

  • Lave o rosto com movimentos suaves e circulares, sempre com as pontas dos dedos.
  • Use sabões específicos para o seu tipo de pele, oil free para pele oleosa, mais hidratante para pele seca.
  • Seque com leves toques, nunca esfregando, apenas encoste a toalha no rosto para retirar o excesso de água.
  • Prefira toalhas macias e limpas, principalmente, não seque o rosto com a toalha do corpo.
  • E claro, hidrate sempre após a limpeza, a hidratação cria uma barreira na pele que a mantém mais saudável por tempo prolongado.

Cuidar da pele é uma delícia, e conseguimos perceber os resultados em pouco tempo, mas antes mesmo dos resultados visíveis, nos cuidar, nos amar, nos obriga a mudar a forma como nos vemos.

Eu amo isso, poder perceber que com um pouco de dedicação, consigo melhorar meu humor, minha energia, minha autoestima, e com isso tudo muda ao redor.

Então menina, se ame, se cuide para ficar sempre linda, bela, maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima