Muito se fala sobre não ser bom beber água durante as refeições, mas será realmente perigoso beber água enquanto se alimenta, se sim, quais os reais perigos? É o que vou te contar agora.
Beber água durante as refeições não é necessariamente proibido, no entanto existem alguns motivos pelos quais entende-se que é melhor evitar ou limitar o consumo.
O fator principal para evitar ingerir muita água e líquidos em geral durante as refeições é melhorar a digestão e o conforto abdominal.
Fato é que beber grandes quantidades de líquido/água durante a refeição pode diluir os ácidos e enzimas digestivas, dificultando e tornando mais lenta o processo de digestão, principalmente de alimentos mais pesados como carnes e frituras.
Beber água durante as refeições, tende a dilatar o estômago, especialmente quando a bebida é gasosa, o gás enche o estômago mais rápido, gerando estufamento, gases e desconforto abdominal, além de te fazer comer maior quantidade de comida.

É muito comum usar o líquido para “ajudar a engolir” os alimentos, e essa é uma questão importante a ser observada, uma vez que faz com que mastigue menos, prejudicando diretamente o processo digestivo, já que a digestão começa na boca.
Além de dificultar a digestão, beber muita água durante as refeições torna a digestão mais lenta e diluída dificultando e por vezes até impedindo a absorção de vitaminas e minerais, embora o efeito seja leve e mais relevante em pessoas com distúrbios digestivos.
Leia também sobre: Porque beber água com limão
O lado bom da coisa
O que está em pauta é a quantidade elevada de água que pode ser prejudicial na hora da refeição, no entanto, ingerir alguns goles de água enquanto se alimenta não faz mal, e pode até ajudar a lubrificar o trato digestivo, facilitando a deglutição.
Em refeições muito secas ou muito temperada é bom consumir um pouco de líquido, sendo a água a melhor opção.
O exagero nunca é bom. O ideal é evitar grandes quantidades de líquido 20 a 30 minutos antes e depois de comer.
Me acompanhe no Youtube




