A granola artesanal é uma delícia, não é à toa que conquistou o coração (e o paladar) de quem busca uma alimentação equilibrada, saborosa e natural.
Riquíssima em fibras, vitaminas e gorduras boas, é uma excelente opção para começar o dia com energia, melhor ainda quando é feita em casa, com produtos selecionados, muito mais saudável e livre de aditivos.
Veja agora por que a granola artesanal é tão benéfica e como preparar a sua versão caseira de forma simples e deliciosa.
Por que escolher a granola artesanal?
A granola industrializada normalmente é enriquecida com açúcares refinados, conservantes e óleos vegetais de baixa qualidade.
A versão artesanal, no entanto, é feita com ingredientes naturais e personalizados, permitindo controlar o sabor e a qualidade nutricional.
Os cereais integrais, como aveia e quinoa, são fonte de energia natural, e vão liberando aos poucos no organismo, mantendo a disposição e evitando picos de glicose.

Oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas são fontes de ômega-3, que melhora a função cerebral e ajuda a equilibrar o humor.
Consumir regularmente a granola artesanal, com sementes e óleos bons, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e fortalecer o sistema cardiovascular.
Os benefícios também chegam à pele, pois as sementes de abóbora, girassol e linhaça, por exemplo, são ricas em zinco e vitamina E, nutrientes essenciais para uma pele saudável e firme, o metabolismo também é fortalecido por essas sementes.
As fibras presentes na aveia e nos grãos e sementes ajudam no bom funcionamento intestinal e reduzem a vontade de beliscar entre as refeições, pois prolonga a saciedade.

Como Fazer A Granola Artesanal Caseira – Receita Prática
- 3 xícaras de flocos de aveia
- ½ xícara de castanhas picadas (ou amêndoas)
- ½ xícara de sementes (girassol, abóbora, linhaça, chia)
- 3 colheres (sopa) de mel ou melado
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- 1 pitada de canela em pó
- Uvas-passas ou frutas secas (opcional, após o forno)
Modo de preparo:
- Misture os ingredientes secos em uma tigela.
- Adicione o mel e o óleo de coco, mexendo até ficar tudo bem envolvido.
- Espalhe em uma assadeira e leve ao forno a 180 °C por cerca de 20 minutos, mexendo na metade do tempo.
- Retire, deixe esfriar e adicione as frutas secas.
- Armazene em pote de vidro bem fechado por até 15 dias.
Fica ainda mais saborosa com um toque de cacau em pó ou coco ralado para uma versão mais aromática e energética!
Como Consumir
- No café da manhã, com iogurte natural ou frutas frescas;
- Como topping em vitaminas e smoothies;
- Sobre frutas assadas ou açaí;
- Misturada com leite vegetal ou kefir.
- Pura e crua. Amo haha
Leia também sobre: Iogurte natural com granola dupla perfeita
Produzir a sua própria granola é um gesto simples de autocuidado. Você escolhe os melhores ingredientes, evita excessos de açúcar e garante uma mistura nutritiva, deliciosa e sustentável.




