Poderia ser tão simples quanto parece, mas para hidratar a pele corretamente é preciso tomar alguns cuidados, de forma a obter os melhores resultados.
Para isso, selecionei aqui alguns dos erros mais comuns que cometemos e como repará-los. Então se achegue e vem conferir tudo pra nunca mais fazer errado e ter sempre os melhores
Aplicar o hidratante na pele seca
Esse sem dúvidas é o erro mais comum, perceber que a pele está ressecada, em seguida pegar o hidratante e “tacar” diretamente na pele, isso ocorre muito ao longo do dia, mas também após o banho.
Ao sair do banho, esperar o corpo secar completamente para depois aplicar o hidratante. Menina, se você faz isso, já pare, porque esse mau hábito impede a boa absorção dos ativos pela pele. Ou seja, assim não conseguirá ter os resultados esperados.
Para corrigir aplique o hidratante com a pele levemente úmida, logo após o banho ou a limpeza facial. A umidade na pele ajuda o produto a penetrar melhor, trazendo resultados mais eficientes.
Escolher o produto errado para o tipo de pele
Outro erro muito comum é escolher cremes e produtos sem conferir para que tipo de pele é indicado. As vezes compramos pelo preço, ou por ser algo novo no mercado, estar em alta nas redes sociais.
Isso é ruim, porque cada produto é produzido para atender a um tipo específico de pele. Os cremes para pele seca, por exemplo, são mais nutritivos, densos.
Já os destinados a peles oleosas ou mistas, costumam ter a consistência em gel ou loção oil-free. Secam mais rápido na pele.
Já os produtos específicos para pele sensível costumam não ter fragrância, nem álcool ou corantes. Esses são bons para praticamente todos os tipos de pele hehe.
Então não se confunda, antes de investir em um creme hidratante, certifique-se de que ele é adequado para o seu tipo de pele.
Usar produto corporal no rosto (ou vice-versa)
Tão comum quanto aplicar o creme na pele seca, é usar produto destinado ao corpo no rosto e produto para o rosto no corpo. Quem nunca fez que me mande o primeiro comentário.

Fato é que a pele do rosto é muito mais delicada que a pele do corpo, e pode ser prejudicada se usar hidratante corporal nela, pois pode acontecer uma obstrução de poros, acne, inflamações ou mesmo a falta de hidratação para a região.
Opte por usar produtos do rosto no rosto e do corpo no corpo. Bem assim 🙂
Exagerar na quantidade
Quem nunca, devo confessar que em questão de máscaras eu exagero mesmo, como mostro demais no meu canal no Youtube. Uso sem medo de ser feliz.
Mas em se tratando de hidratação, usar muito produto não aumenta o poder de ação dele na pele. A hidratação será efetiva se feita corretamente, não pela quantidade exagerada de produto.
O ideal é aplicar uma quantidade média do tamanho de uma moeda de 25 centavos e espalhar essa creme no rosto, pescoço e colo, até absorção completa.
Ignorar o pescoço e o colo
Como mencionado no tópico anterior, o pescoço e colo não podem ser esquecidos, costumo dizer que os mesmos cuidados que você tem com o seu rosto deve ser dado ao pescoço e pele.
Até porque essas regiões estão sempre à vista. Se cuidamos muito do rosto e esquecemos do pescoço e colo, eles ficam mais envelhecidos e denunciam sim a idade. Estenda o hidratante até o pescoço e o colo todos os dias.
Não preparar a pele antes
É muito importante antes de aplicar o hidratante no rosto, higienizar bem a pele, porque aplicar o hidratante sobre a pele suja ou cheia de resíduos impede a penetração dos ativos.
Então lave bem o rosto antes com sabonete facial suave ideal para o seu tipo de pele e, se desejar, use um tônico equilibrante.
Esquecer de hidratar peles oleosas
Muitas pessoas com pele oleosa acreditam que não precisa hidratar, pois já tem muito “óleo” na pele, mas esse é um erro, pois a pele precisa de água, hidratação, então é preciso sim hidratar.
Toda pele precisa de hidratação! As peles oleosas devem ser hidratadas com produtos com texturas leves com ácido hialurônico ou niacinamida.
Não hidratar à noite
Depois que começamos a nos cuidar fica praticamente impossível ir dormir sem hidratar a pele, e pular a etapa de hidratação noturna é muito ruim, pois isso impede que a pele se regenere durante a noite.
A dica é ter um hidratante específico para a noite, mais nutritivo, com ativos reparadores (como peptídeos e ceramidas).
Não reaplicar em ambientes secos
Ao longo do dia, por vezes percebemos a nossa pele mais seca, áspera, principalmente se atuamos em ambientes com ar-condicionado ou clima seco, nesses ambientes a pele perde hidratação com muita facilidade.
Eu gosto de levar sempre na bolsa, um spray pequeno com um pouco de soro fisiológico, é excelente para borrifar tanto no rosto quando no corpo ao longo do dia.
Além de ser muito refrescante, acrescenta uma boa dose de hidratação e ajuda a pele a reter umidade.
Agora me conta, quais dessas dicas você já usou, já se pegou caindo em algum desses “erros” na hora de hidratar a pele?




