No quesito argilas, a argila branca ganha um destaque especial, por ser uma das mais conhecidas, acessível, possível de ser usada por todos os tipos de pele, e a ciência mostra que ela consegue ser ainda melhor.
Além de limpar e acalmar a pele, a argila branca comprovadamente amplifica o efeito de outros produtos, o que a torna muito valorizada em fórmulas de skincare premium.
A argila branca (kaolin) é uma querida, por ser uma das mais suaves e versáteis entre todas as argilas, ideal para peles sensíveis e desidratadas.
Confira os benefícios e uma novidade surpreendente que vem sendo estudada recentemente.
Benefícios da Argila Branca
Conhecida por ter uma potente ação clareadora, ela uniformiza o tom da pele por ser rica em alumínio e silício, ajuda a suavizar manchas leves e devolver o viço natural.
Tem ação cicatrizante e calmante reduzindo irritações, vermelhidões e inflamações. É uma ótima opção de cuidados pós-sol ou pós-procedimentos estéticos.
Controla a oleosidade sem ressecar ao contrário de outras argilas, pois consegue equilibrar o sebo mantendo a hidratação da pele.
A argila branca melhora a textura e maciez da pele, uma vez que remove impurezas de forma suave deixando a superfície mais lisa e iluminada.
Favorece ainda a oxigenação celular por estimular a renovação e ajudar na absorção de nutrientes de outros produtos aplicados depois.
Agora Vamos a Novidade Científica Sobre A Argila Branca
De acordo com pesquisas recentes (como as publicadas na International Journal of Pharmaceutics, 2023) o caulim ultrafino vem sendo usado como carreador de ativos cosméticos, ou seja, ele potencializa a penetração de vitaminas e antioxidantes na pele – transformando a argila branca em uma base inteligente para máscaras e cremes de tratamento.
O que significa que, além de limpar e acalmar a pele, a argila branca consegue amplificar o efeito de outros produtos, algo que a torna muito valorizada em fórmulas de produtos skincare premium.
Como preparar uma máscara em casa
Coloque 1 colher de sopa da argila branca em um recipiente, e a hidrate com soro fisiológico, chá de camomila, ou água, até obter uma consistência de creme.
Aplique no rosto previamente limpo e ainda úmido. Deixe agir por 10 a 15 minutos. Evite aplicar próximo aos olhos e a boca.
Caso perceba que está secando, borrife o liquido que usou na máscara para hidratá-la no rosto. Depois do período de pausa, enxague com água em temperatura ambiente e hidrate bem.
Essa máscara pode ser usada 2x na semana.
Eu amo usar argilas na pele e os resultados sempre me surpreende. Você tem uma argila favorita, uma que usa com mais frequência? Já conhecia essa curiosidade sobre a argila branca? Me conta.
Me siga no Youtube para mais dicas e tratamentos faciais.
Leia também sobre: Benefícios e curiosidades da argila vermelha




