dentes sensiveis sensodyne

Como tratar a sensibilidade dos dentes em casa

Se tem algo que tenho sempre que me atentar, é os meus hábitos, pois meus dentes são sensíveis por natureza, e estou a todo tempo atenta para não sofrer mais que o necessário.

Assim como acontece comigo, a sensibilidade nos dentes é bem comum e pode ser tratada de forma eficaz com alguns cuidados simples e consistentes mesmo em casa, no dia a dia.

A sensibilidade dos dentes acontece quando a dentina (camada interna do dente) fica exposta, geralmente por retração da gengiva, desgaste do esmalte ou uso de produtos muito abrasivos.

No meu caso, quando tenho contato com algo um pouco mais ácido, como beber uma limonada mais forte, ou comer uma fruta ainda verde, chega doer só de pensar, pois meus dentes ficam imediatamente mais sensíveis, sabendo disso, evito.

Um hábito que adotei há anos, e que me ajuda muito é usar creme dental específico para dentes sensíveis.

No mercado há várias opções como: Sensodyne, Colgate Sensitive ou Oral-B Pro Sensitive ajudam a bloquear os canais nervosos da dentina e reduzem o desconforto em poucos dias.

O meu preferido disparado é o Sensodyne, é o que performou melhor comigo. Caso eu troque por um ou dois dias, percebo a sensibilidade chegando e já volto pra ele.

melhor creme dental para tratar sensibilidade dos dentes
Creme dental alivia sensibilidade

É importante para se atentar para a escovação, que deve ser feito com uma escova macia, e sem pressionar muito os dentes, mas esfregar suavemente com movimentos suaves e constantes, até a limpeza estar completa.

Escovar com muita pressão ou com escovas duras desgasta o esmalte e faz a gengiva recuar aumentando a sensibilidade.

Eu praticamente não consumo alimentos mais ácidos comorefrigerantes, vinagre, frutas cítricas e sucos ácidos pois corroem o esmalte, deixando o dente mais exposto/sensível.

Quando consumo algo assim, escovo os dentes logo em seguida para remover qualquer resíduo do ácido e não desgastar o esmalte dos dentes.

Até para diminuir a sensibilidade dos dentes é preciso estar e se manter hidratada, pois a saliva ajuda a neutralizar ácidos e proteger os dentes.

Então, beba bastante água. É bom evitar também o uso frequente de enxaguantes com álcool, pois ressecam a mucosa.

Caso mudando alguns hábitos, perceber que a sensibilidade persista, é hora de procurar um especialista para verificar a sua situação e conferir se não há uma cárie, retração gengival ou microfissuras, essas devem ser cuidadas por um dentista.

O dentista pode ainda fazer uso de vernizes dessensibilizantes ou até selantes para proteger as áreas expostas.

Caso os seus dentes tendam a sensibilizar, não faça clareamentos caseiros. Evite cremes dentais branqueadores e abrasivas, e escove os dentes logo após comer alimentos ácidos.

Resumindo

É possível conviver com a sensibilidade sem sofrer com ela, usando creme dental dessensibilizante, escovando com suavidade, maciez, evitando o consumo de alimentos ácidos e mantendo uma boa hidratação bucal.

Mantenha também um tratamento profissional regular.

Leia também sobre: Beba água com hortelã e melhora a sua saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima