Celulite

Como Reduzir Celulite – Dicas Efetivas

A celulite é mais comum do que se imagina, atinge mais de 90% das mulheres, mesmo as mais magras e com porte atlético, ainda assim incomoda muitas de nós que sempre buscamos formas de combatê-las.

Por ser muito comum, e como nos incomodamos, tenho uma boa notícia: é possível sim ter excelentes resultados na melhora da aparência da pele, com um conjunto de cuidados consistentes e eficazes.

1. Cuide da alimentação (é o pilar principal!)

Tudo começa com a alimentação, pois o que comemos influencia diretamente na formação, grau e tudo mais que envolve a celulite, que é uma inflamação do tecido subcutâneo.

O primeiro ato a tomar é, evitar alimentos ultraprocessados, açúcares e excesso de sal, que aumentam a retenção de líquidos, evidenciando o aspecto casca de laranja peculiar da celulite.

Inclua em sua alimentação diária: frutas vermelhas ricas em antioxidantes poderosos; peixes fontes de ômega 3 como salmão e sardinha; chá verde e gengibre que melhoram a circulação sanguínea.

Beba água! Beba bastante – hidratação interna é essencial.

2. Pratique atividade física

Os exercícios moderados melhoram a circulação, queimam gordura e tonificam os músculos sob a pele – reduzindo o aspecto da celulite.

É interessante combinar aeróbicos como caminhada, bike e/ou dança, com musculação. Caso não goste, faça mesmo assim o treino de pernas e glúteos é essencial e ajuda muito a amenizar a aparência da celulite!

3. Faça drenagem linfática ou automassagem

A drenagem linfática é maravilhosa, extremamente relaxante, mostra resultados imediatos, por eliminar toxinas e reduzir inchaços.

O legal é que você pode fazer em casa, com movimentos firmes e ascendentes nas pernas e glúteos, usando um óleo vegetal com cafeína, centella asiática ou óleo de alecrim, ou um creme hidratante.

4. Use cremes com ativos potentes

Caso opte por usar cremes, os cosméticos mais indicados são os com os seguintes ativos em sua composição: Cafeína que ativa a circulação sanguínea, Retinol que estimula a síntese do colágeno, centelha asiática que atua na melhora do tônus e firmeza da pele, ou ainda carnitina e ginkgo biloba, que atua reduzindo o acúmulo de gordura localizada.

Massageie bem ao aplicar, de preferência até que o produto seja absorvido pela pele – isso faz muita diferença!

5. Faça esfoliação corporal 1 a 2x por semana

A esfoliação é outra aliada importante, pois remove células mortas, melhora a absorção dos cremes e ativa a microcirculação. Eu gosto de preparar esfoliantes naturais com café e óleo de coco, fubá, nesse vídeo abaixo trago uma esfoliação que pode ser usada tanto no rosto quando no corpo e os resultados são mágicos.

6. Mantenha o corpo hidratado

A hidratação sempre começa de dentro para fora, então beba água, consuma frutas e alimentos ricos em água que vão te hidratar de dentro pra fora, mas aplique também um hidratante corporal diariamente. A pele se torna mais elástica e firme mostra menos celulite.

7. Trate a circulação

Problemas circulatórios agravam a celulite, então evite ficar muito tempo sentada na mesma posição, sentar em cima das pernas (essa dica eu devo seguir haha), ficar parada em pé imóvel por muito tempo também não é bom. Mova-se menina.

Evite roupas apertadas, tem umas que chegam deformar o corpo (calça skiny), fique longe delas. O tabagismo compromete a oxigenação da pele.

8. Controle o estresse

O mau do século nos prejudica até na questão das celulites. Quando o cortisol (hormônio do estresse) está elevado, aumenta a retenção de líquido e o acúmulo de gordura – e piora a celulite. Durma bem, entre 7 e 9 horas por noite é o ideal, respire fundo e separe momentos de autocuidado e oração.

9. Aposte em suplementos que ajudam

Alguns suplementes como colágeno tipo I e III, que você encontra facialmente em um delicioso caldo de ossos, silício orgânico, Vitamina C e Zinco, são nutrientes que fortalecem a pele e o tecido conjuntivo, mas atenção, não suplemente sem orientação médica.

10. Invista em tratamentos estéticos (se quiser resultados mais rápidos)

Para quem quer resultados mais rápidos, é possível realizar alguns procedimentos bem eficazes, como:

  • Radiofrequência (estimula colágeno)
  • Endermologia (massagem a vácuo)
  • Drenagem mecânica
  • Bioestimuladores de colágeno

Apesar de não ter cura, é possível melhorar o aspecto da celulite, diminuindo significativamente com alimentação balanceada, bons hábitos de vida, e com procedimentos.

Seja como for, não permita que ela te limite. Faça o que te faz bem, e se ela te incomodar, procure um especialista.

Quanto as mudanças de hábitos, pode e devem ser adotadas por todas, por só fazem bem, e nos deixa cada dia mais linda, bela, maravilhosa.

Leia também sobre: Os impactos do cortisol na saúde beleza e bem-estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima