Quando as unhas estão acometidas com fungo começa a ficar amarelada, esbranquiçada ou acinzentada – essa mudança na cor geralmente começa nas pontas ou nas laterais.
Há também a possibilidade de, em alguns casos, ela escurecer ficando (marrom ou até esverdeada), de acordo com o tipo de fungo.
Espessamento e textura diferente
É importante se atentar para a textura da unha, que fica mais grossa e endurecida, dificultando o corte.
É possível que a unha ganhe um aspecto mais áspero, opaco e com aspecto irregular, perdendo o brilho natural.
Descolamento da unha
Quanto está com fungo, a unha pode começar a se soltar do leito (parte rosada), principalmente nas pontas.
Normalmente esse descolamento da unha costuma vir acompanhado de um odor leve e desagradável.
Fragilidade e descamação
A unha com fungo tende a quebrar com facilidade ou parecer “desfarelar” nas bordas. Em casos específicos e mais avançados, há deformações no formato.
Sensação de desconforto
Não é possível ter fungo na unha e não sentir um desconforto desde o início, até porque, nos estágios iniciais, pode não haver dor, mas conforme o fungo se espalha, aumenta a sensibilidade, coceira ou pressão ao usar sapatos fechados.
Importante ficar atento aos seguintes sinais:
- A micose começa discreta – muitas vezes apenas um pontinho amarelado na lateral, então percebendo esse início, já começa a tratar para evitar evoluir.
- É mais comum em pés (devido a umidade e calçados fechados), contudo pode afetar as unhas das mãos.
- O tratamento é demorado, infelizmente, pois é necessário o crescimento completo da unha saudável (e isso pode levar meses).
Leia também sobre: Como tratar fungo nas unhas
Quanto antes descobrir o surgimento do fungo, mais rápido será o tratamento, e evita-se também que ele evolua. Iniciando o tratamento precocemente, a unha pode manter uma boa aparência, além de eliminar o incômodo dos sintomas relacionados ao fungo.




