As virilhas escurecidas é uma grande questão para muitas de nós, pois afeta diretamente a autoestima. Perceber que a região está com a coloração alterada muda o humor, em alguns casos pode causar um desconforto.
Mas a boa notícia é que é possível tratar as virilhas tornando-as mais uniformes, natural.
O escurecimento das virilhas é bem comum, e geralmente está associado a fatores como atrito, questões hormonais ou irritativos.
Veja as principais causas e formas seguras e eficazes de clarear as virilhas.
O atrito constante é disparadamente um dos fatores que mais escurecem as virilhas, seja pelo uso de roupas apertadas, tecidos sintéticos ou o atrito entre as coxas, que provocam inflamação e aumento de melanina (pigmento da pele).
A depilação é outra questão a ser observada, usar lâmina com frequência, cera quente ou cremes depilatórios, pode ajudar a escurecer a região.
Aqui minha preferencia é pela lâmina, me sinto melhor com ela. Mais dicas sobre como faço logo abaixo.
É possível que a pele sofra uma hiperpigmentação pós-inflamatória seja por irritações, espinhas, pelos encravados ou dermatites, quando ocorre um desses casos, a pele produz mais melanina na área afetada.
Gravidez, resistência a insulina ou uso de anticoncepcionais também podem provocar uma hiperpigmentação das virilhas. No caso da gravidez (hormonal) tem que ter paciência mesmo, pois com o tempo, a coloração volta ao normal.
Peles morenas e negras tendem a produzir mais melanina nessas regiões, principalmente quando responde a alguma irritação.
A faltade ventilação e suor excessivo que torne o ambiente úmidos e quentes favorecem a irritação e o escurecimento gradual.

Como clarear as virilhas de forma segura
Para clarear as virilhas os cremes enriquecidos com ácido kójico, niacinamida, ácido azelaico, alfa-arbutina ou tranexâmico ajudam a uniformizar o tom da pele.
É importante consultar um dermatologista antes de iniciar o uso, pois alguns ácidos podem irritar a área íntima.
Para quem deseja tratar naturalmente também é possível e os resultados são incríveis, mas para chegar a eles, é necessário constância e cuidado.
- Babosa (aloe vera): ajuda a acalmar e regenerar a pele.
- Máscara de iogurte natural com aveia: hidrata, suaviza e reduz a irritação.
- Óleo de rosa mosqueta: ótimo para regenerar e clarear manchas escuras.
- Água de arroz (fermentada): contém ácido kójico natural e pode ajudar no clareamento leve.
É importante fazer o teste de sensibilidade antes de aplicar qualquer ingrediente natural na região íntima.
Mantenha a região hidratada e protegida, isso ajuda no clareamento e previne o escurecimento na região. Hidrate diariamente. Opte por hidratante ricos em ativos como ureia, pantenol, ceramidas ou niacinamida.
Dicas Extras
Opte por usar roupas leves, de algodão, mais soltinhas para evitar o atrito constante. Evite permanecer com roupas úmidas por muito tempo.
Quando vou usar a lâmina, gosto de depilar com um produto hidratante que facilita o deslizar da lâmina, e reduz as chances de foliculite. Uma esfoliação suave por semana também ajuda a manter as virilhas longe das manchas.
É possível optar por tratamentos estéticos profissionais como peelings clareadores, laser fracionado, luz pulsada, entre outros.
Esses tratamentos estimulam a renovação celular e uniformizam o tom da pele com segurança. Procure um especialista que te indicará o que mais pode atender as suas necessidades.
Me acompanhe no Youtube para mais dicas.




