Quer descobrir como está a sua saúde, se está tudo bem ou algo precisa de mais atenção? Comece a observar as suas unhas. Elas são verdadeiros “termômetros” da saúde, tanto do corpo quanto dos hábitos diários.
Nas unhas são refletidas deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais e até doenças sistêmicas.
Já reparou que quando uma pessoa vai passar por uma cirurgia, a indicação é que as unhas não estejam pitadas? Isso acontece, porque é através delas que os profissionais observam a vitalidade e a resposta ao tratamento que o paciente está tendo.
Vamos observar agora como identificar os principais sinais de alerta dado por elas, as unhas.
1. Unhas fracas e quebradiças
Quando as unhas estão enfraquecidas e quebradiças, pode ser que o seu corpo esteja com deficiência de biotina, ferro, zinco ou proteínas.
Mas calma, que isso também pode acontecer por excesso de produtos químicos como esmaltes, acetona, detergentes.
É importante investigar, antes de se assustar, ok.
Você pode fortalecer as unhas ingerindo mais proteínas que encontramos em quantidade nos ovos, peixes. A biotina pode ser consumida através da aveia, castanhas, amendoim. Base fortalecedora também pode ajudar, assim como. usar luvas nas tarefas domésticas.
2. Unhas pálidas ou esbranquiçadas
Esse é um alerta de algo na saúde realmente não está bom, pode indicar anemia ferropriva (baixa de ferro), ou por deficiência de vitamina B12.
Pode ser ocaso de problemas hepáticos ou cardíacos, em casos mais severos. Nesse caso é interessante procurar um médico para avaliar os exames de sangue.
No dia a dia, inclua em suas refeições verduras escuras, como couve, espinafre, brócolis, grãos como feijão, lentilha, carnes magras, o fígado bovino é uma excelente fonte de B12, assim como a moela e coração de frango.
3. Unhas azuladas ou arroxeadas
Quando as unhas aparentam uma cor arroxeada ou azulada, pode estar indicando má oxigenação sanguínea que pode estar relacionada a problemas respiratórios ou circulatórios.
Procure um profissional, especialmente se vier acompanhada de falta de ar ou cansaço.
4. Unhas amareladas
As causas mais comuns para as unhas ficarem amareladas, é o uso excessivo de esmaltes escuros sem base protetora. Manter o esmalte por tempo prolongado nas unhas (mais de 1 semana – vale pra qualquer cor, até só a base.
Fungos nas unhas (micose ungueal) também podem alterar a cor, deixando-a amarelada. O tabagismo pode ser outra causa.
Troqueo esmalte com frequência, sempre que possível dê pausas no uso de esmalte, mantenha as unhas secas e limpas e use antifúngico se houver infecção (com orientação dermatológica).

5. Unhas com ondulações ou sulcos
As unhas com ondulações normalmente indicam deficiências nutricionais, principalmente por falta de zinco e ferro. Problemas de cunho hormonal, ou ainda resultado de traumas repetitivos, como o mau hábito de roer as unhas.
Para melhorar o aspecto e deixar as unhas lisinhas leva tempo, pelo menos até que ela cresça por completo (4 a 6 meses é o tempo médio para crescerem completamente), mas invista em uma alimentação balanceada rica em minerais.
6. Unhas descamando ou esfarelando
As unhas podem apresentar uma descamação ou sinais de esfarelamento, soltando lasquinhas ou pedaços, esses sintomas podem ser sinal de falta de hidratação e carência de vitaminas do complexo B.
Hidrate as unhas com óleos vegetais nas cutículas como o óleo de amêndoas ou óleo de rícino e beba mais água, entre 2 e 3 litros por dia.
7. Unhas com manchas escuras
Atente-se as manchas pretas ou marrons, que podem indicar melanoma ungueal (raro, mas grave). Essas manchas devem ser avaliadas por um dermatologista imediatamente.
8. Unhas que crescem devagar
Quando as unhas demoram mais que o normal para crescer é possível que esse crescimento lento esteja associado a má circulação sanguínea, deficiência de proteína e fero ou problemas na tireoide.
Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, pratique atividades físicas e estimule a circulação massageando as cutículas todos os dias.
Se autoconhecer é importante por isso, você percebe quando há uma mudança mínima que seja para buscar ajuda, suplementa e consegue recuperar a saúde, beleza e bem-estar.



