A argila verde é indubitavelmente a porta de entrada para o mundo da argiloterapia, por ser uma das mais completas e potentes, indicada para quem busca purificar, controlar oleosidade e revitalizar a pele.
Pode ser usada por todo o tipo de pele, mas as peles oleosas e acneicas, conseguem obter melhores resultados. Por ser bastante eclética, pode ser usada não apenas no rosto, mas no corpo e no couro cabeludo.
Por que a argila verde é tão poderosa
Ela é riquíssima em silício, zinco, magnésio, ferro, cálcio e potássio, minerais essenciais que atuam especificamente na regeneração celular, controle da oleosidade e na desintoxicação da pele.
Seu grande destaque está na ação detox profunda, por ser capaz de eliminar impurezas, toxinas e resíduos de poluição desobstruindo os poros.
Entre os principais benefícios obtidos na argila verde estão o controle eficaz da oleosidade uma vez que atua regulando a produção de sebo, assim a pele fica mais equilibrada e livre de brilho excessivo.
Tem ação adstringente e purificante, pois promove ima limpeza profunda nos poros e ajuda a evitar cravos e espinhas.
Tem ação detox e anti-inflamatório, ela atua eliminando toxinas da pele, reduzindo inflamações e acelerando a cicatrização de pequenas lesões.
A argila verde estimula a oxigenação dos tecidos, melhora a circulação e firmeza da pele, tornando-a mais viçosa e saudável.
Para quem sofre com acne, espinha e inflamações cutâneas, ela é uma excelente opção de tratamento, pois tem ação antibacteriana natural ajuda a desobstruir os poros e reduzir a acne ativa.
Também revitaliza o couro cabeludo pode ser usada diretamente no couro cabeludo, afim de promover um detox no couro cabeludo, ou como máscara capilar, ajudando a combater caspa, oleosidade excessiva e fortalecendo os fios.
Modo de preparo em casa
Misture 1 colher (sopa) de argila verde com água mineral, chá de camomila ou soro.
Aplique no rosto limpo, evitando área dos olhos e lábios e deixe agir por 10 a 15 minutos, sem deixar secar completamente.
Enxágue com água fria e finalize hidratando a pele.
Dica extra: potencialize com óleos essenciais
Para potencializar os efeitos dessa máscara, você pode adicionar 1 gota de óleo essencial de tea tree ou lavanda à mistura tornando-a mais potente na ação cicatrizante e calmante.
Me siga no Youtube para mais dicas de cuidados com a pele
Leia também sobre: Benefícios da argila branca e curiosidades cientificas




