Se tem um produto que desde que comecei usar (nem lembro quando foi de tanto tempo que faz) eu não fico mais sem, é o óleo finalizador.
Apesar do título de “finalizador”, esse tipo de óleo capilar vai muuuuiito além, e traz diversos benefícios à saúde, beleza e sensorial dos fios.
Ele protege contra agressões externas, deixa os fios visivelmente mais alinhados. Se você quer extrair o máximo desse produto, confira 5 formas inteligentes e eficazes de usar óleo finalizador no dia a dia.
1 – A forma mais comum e que muitos acreditam ser a única, é como um finalizador mesmo. Para usá-lo, após escovar ou modelar os cabelos, aplique algumas gotas de óleo nas mãos, espalhe bem, inclusive entre os dedos, e deslize pelos fios, comece pelas pontas e vá subindo, até aplicar apenas o resíduo restante em cima, nos fios.
Os efeitos imediatos são:
- Reduz o frizz
- Prolonga o brilho da finalização
- Deixa o cabelo com aparência mais polida e elegante.
Leia também sobre: Porque usar óleo nos cabelos
2 – O óleo finalizador em sua maioria também tem a função de proteger contra o calor, mas é importante verificar se tem de fato proteção térmica.
Eu, particularmente não gosto de usar antes de usar fonte de calor, mas prefiro esses óleos finalizadores que são termoprotetores, pois mesmo que não usemos fonte de calor, nosso Brasil em diversos momentos parece ter um sol pra cada pessoa haha, e ajuda muito a proteger os fios.
Entre os benefícios dos óleos finalizadores com proteção térmica, estão:
- Cria uma película protetora
- Minimiza danos térmicos
- Mantém os fios macios mesmo após o calor
3 – Como Tratamento Noturno nas Pontas – todas as noites, com raríssimas exceções, sempre aplico de 3 a 5 gotas na palma das mãos, aplico nos cabelos escovados, começo pelas pontas até usar o “restinho” na parte de cima dos fios, e coloco uma touca de cetim por cima.
O óleo finalizador age durante a noite como um selante noturno, pela manhã os fios estão super soltinhos, cheirosos, alinhados, sem frizz, mas tem mais benefícios, que são:
- Hidrata enquanto você dorme
- Previne pontas duplas
- Deixa as pontas mais maleáveis e nutridas no dia seguinte
4 – Na máscara de hidratação, é uma das formas que não abro mão de usar, de uma a duas gotas faz uma diferença gigante nos fios. Coloco 5 gotas do óleo na quantidade de máscara que vou aplicar nos cabelos, e misturo bem, os fios ficam muito mais:
- Macios e brilhantes
- Hidratados e nutridos
- Controla o volume
- Doa muito brilho e balanço
- Alinha e combate o frizz
- Sensorial como se tivesse hidratado no salão
Leia também sobre: Resenha NutriOil L’Oreal Paris
5 – Umectação, sabe quando os fios estão secos, sem brilho, opacos, é hora da umectação, que repõe lipídios nos fios, nutrem, devolvem maleabilidade, maciez.
Eu aplico entre 5 e 10 gotas em todo o cabelo, e deixo agir por pelo menos duas horas, depois, basta lavar normalmente e os fios ficam mais:
- Macios e brilhantes
- Com frizz sob controle
- Trata a opacidade
- Sensorial perfeito
A umectação recupera aquele fio que está na UTI sabe, gritando por socorro. Amo, e faço 1 vez a cada dez dias em média.
O óleo finalizador é versátil, prático e indispensável para manter os fios sempre bonitos, protegidos e com brilho. Aqui além de não ficar sem, estou meio que fazendo coleção, haha, logo trarei resenha de cada um deles.
Leia também sobre: Resenha Eudora Siage Nutre Diamond




