A retenção de líquidos é observada quando há um edema ou acúmulo elevado de água entre as células, o que causa um inchaço.
A retenção de líquidos pode ser causada por diversos fatores, entre eles doenças renais, sedentarismo, consumo excessivo de sal, alterações hormonais, doenças hepáticas, cardíacas, entre outras.
É fácil perceber a retenção de líquidos, pressionando o dedo na perna, ou próximo aí calcanhar, quando há um inchaço anormal, fica um “buraco” no local apertado.
Aqui vou te ensinar 5 dicas eficazes e naturais para reduzir a retenção de líquidos e desinchar o corpo de forma saudável:
1. Reduza o consumo de sal e alimentos ultraprocessados
Atente-se a quantidade de sal que ingere diariamente, o excesso de sódio é o principal vilão da retenção. Opte por usar na sua cozinha sal integral, pode ser o sal grosso de churrasco mesmo. Ele é rico em nutrientes, melhora a saúde de modo geral e ajuda na hidratação do organismo.
Evite consumir embutidos, molhos prontos, refrigerantes e snacks industrializados no seu dia a dia.
Ao invés disso, opte por temperar os alimentos com ervas naturais (alecrim, manjericão, cúrcuma e limão).
2. Beba mais água (mesmo quando estiver inchada!

Para desinchar o corpo é necessário se hidratar, para isso beba entre 2 e 3 litros de água por dia. Pode parecer contraditório, mas quanto menos água você bebe, mais o corpo retém e incha.
3. Movimente-se diariamente
Ao praticar uma atividade física moderada, você melhora a circulação sanguínea, facilitando o corpo desinchar. Vale fazer caminhadas, alongar ou praticar exercícios que ajudem o corpo a eliminar líquidos. De 20 a 30 minutos por dia já fazem diferença.
4. Consuma alimentos e chás diuréticos naturais
Alimentos diuréticos melhoram a circulação sanguínea, a pressão arterial, reduz o inchaço, além de diversos outros benefícios, então inclua na sua alimentação diária: melancia, abacaxi, pepino, salsinha, melão, chás como o de hibisco, cavalinha, dente-de-leão, pico preto.

Esses alimentos e infusões ajudam o rim a eliminar o excesso de líquido.
5. Faça drenagem linfática ou automassagem
A drenagem estimula o sistema linfático, melhorando demais a saúde na questão da circulação, reduz o inchaço. Pode ser feito por uma profissional, ou mesmo em casa, com massagens leves com movimentos ascendentes (em direção ao coração)
Para a drenagem é bom usar sempre óleos vegetais leves com alecrim, gengibre ou café verde.
A retenção de líquidos pode ser tratada observando esses aspectos mencionados, mas caso persista, mesmo com as mudanças de hábito, procure um especialista para investigar a razão pela qual está acontecendo, e tratar a causa.
Confira dicas de cuidados naturais Aqui no Youtube




